segunda-feira, 23 de junho de 2008

DE OLHO NA VIDA ALHEIA

UMA MULHER SENTADA NO SOFÁ, ASSISTE TV. ENTRA O MARIDO.

MULHER - Você ta sabendo da novidade?

O MARIDO PASSA E NEM DÁ BOLA PARA MULHER. SAI EM DIREÇÃO AO QUARTO.

MULHER - Sabe a vizinha aí da frente? Dizem que ta de amante novo!
MARIDO - (EM OFF) É mesmo?
MULHER - Não se fala em outra coisa. É no açougue, no supermercado, na feira. Sabia que até tem um bolão para ver quem acerta?
MARIDO - (EM OFF) E você, o que acha?
MULHER - Eu já fiz a minha apostinha!

MARIDO ENTRANDO COM UMA MALA.

MARIDO - E quem você acha que é?
MULHER - Pra que essa mala? Vai viajar?
MARIDO - Eu perguntei: qual o seu palpite?
MULHER - Dá vizinha? Bem, analisando toda as situações, não tenho dúvida de algumas questões.
MARIDO - Quais são?
MULHER - Na certa é um homem mais velho, já estabelecido na vida, que com certeza não vive bem com a mulher, cujo os filhos já cresceram e quer muito viver um grande amor de verdade.
MARIDO - Você acha isso tudo?
MULHER - Acho!

A MULHER LEVANTE-SE E SAI EM DIREÇÃO A COZINHA.

MARIDO - Mas você ainda não disse quem você acha que é!
MULHER - (EM OFF) Mas tenho certeza que é essa pessoa!
MARIDO - E você não vai me dizer quem é?

MULHER ENTRANDO.

MULHER - Só se você me disser pra onde você vai com essa mala?
MARIDO - Se você me disser o seu palpite , te digo pra onde vou!
MULHER - Ta certo.
MARIDO - E, então?
MULHER - Como você sabe, conheço todo mundo nessa rua e sei da vida de todo mundo aqui, por isso...
MARIDO - ... por isso, te chamam de "Fofoqueira Mór!" Isso já sei, pula essa parte!
MULHER - Quem é fofoqueira aqui?
MARIDO - Ninguém! Ninguém!
MULHER - Eu sou apenas uma pessoa observadora, isso sim!
MARIDO - Vai, me diz! Quem é o caso da vizinha?
MULHER - Eu não tenho dúvidas nenhuma, que ela está envolvida com o João lá do final da rua. A relação entre ele e a mulher não é boa faz tempo. Toda a noite é uma gritaria só. Dizem que eles quebram o pau toda à noite! E ele reuni todas as suspeitas, até os filhos já estão crescidos!
MARIDO - E quanto você apostou?
MULHER - Eu apostei Mil! E vou ganhar mole isso aí! Agora me diz: Pra que é mesmo essa mala?
MARIDO - Bem, minha querida, lamento lhe informar que você cometeu dois erros e um acerto!
MULHER - Como assim?
MARIDO - Em relação á vizinha...
MULHER - Que é que tem?
MARIDO - Vou começar pelos erros. Primeiro: Você jamais deveria apostar seco no João! E segundo: Essa mala, é porque estou de mudança para a casa da vizinha. Cansei de viver com uma pessoa que só pensa na vida alheia.

A MULHER DESABA NO SOFÁ, SUPRESA.

MARIDO - (AO SAIR) Ah, o acerto, foi que a sua análise estava perfeita. Acertou em cheio em todas as razões. Tchau! Passar bem!

O MARIDO SAI E BATE A PORTA. A MULHER DESMAIA SOBRE O SOFÁ.

Nenhum comentário: