sábado, 19 de abril de 2008

A hora do teatro

É chegada a hora e a vez do teatro, mas de todo o teatro, não apenas de uma parte privilegiada. É a hora daquele teatro feito com sacrifício, e que acaba quase sempre sem incentivos. Do teatro sem estrelas globais, que batalha incansavelmente para colocar o seu espetáculo na rua.

É chegada a hora também, de um novo modelo de incentivo, que contemple todo o segmento do teatro, pois é sabido, que a Lei Rouanet, acaba no final, beneficiando apenas, os artistas de grande mídia, pois os empresários, aproveitam-se disso, para atrelar as suas marcas, ao artista de sucesso.

Não me parece justo também que somente os projetos do eixo Rio-São Paulo realizados com artistas consagrados, no fim, acabem levando a melhor por suas próprias condições. O artista que está no Sul, no Norte, no Nordeste, ou ainda no Centro-Oeste, deve, e merece ter as mesmas chances de arrecadarem incentivos.

A maioria dos artistas envolvida com o teatro, hoje tem essa consciência, que é preciso buscar um mecanismo mais justo, e que contemple todo aquele artista ou grupo, que se pré-disponha a realizar o seu espetáculo, seja lá de onde quer que ele seja.

Como escrevi em um outro artigo, ainda acho que a indústria da cultura será a grande geradora de empregos deste país, e creio que talvez o início deste proces-so, passe pela reformulação dos modelos de incentivos fiscais. Talvez nem seja necessário uma outra lei para isso, acho que nem seja mesmo, apenas encontrar algum instrumento legal que proteja toda a classe teatral, e preserve a igualdade entre todos.

É certo e sabido que artistas de grande mídia, sempre levarão vantagem sobre os outros, pois famosos levam e levarão vantagem por si só. Mas, a culpa não é deles, e eles nem estão errados em buscar aquilo que a lei lhes oferece, então, onde está o problema? Acho que é fácil de se enxergar.

Fica aqui esse artigo, como mais um manifesto de apoio à classe artística teatral, que tem buscado um novo modelo de incentivo fiscal, onde cada grupo ou artista de teatro, possa reunir condições reais para levar à sua arte à todos que não têm a oportunidade de assisti-la.

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