sábado, 6 de outubro de 2007

Entre o sonho e a realidade

Há uns tempos atrás escrevi um artigo cujo título era “Eu quero ser artista”, o qual tratava da busca desenfreada e quase sem medidas, que as pessoas hoje em dia têm para se tornarem artistas. O que pude perceber é que o sonho está se sobrepondo a realidade. E isso é preocupante!

Na minha opinião está se criando muita expectativa em cima de uma profissão que se destaca pela necessidade de muito estudo, ensaios e muita prática, aliás, como todas as outras profissões, exige-se dedicação plena para o seu exercício. Mas, virar artista hoje em dia é sinal de status.

A minha preocupação é com os inúmeros jovens que buscam quase que alucinadamente e muitas vezes até com o apoio desmedido dos pais, algo que pode ser efêmero e causar marcas profundas nesses jovens. Pois é claro e notório que muitos só querem ser atores e atrizes para trabalharem na “Globo”.

É fácil de se notar na mídia, exemplos de jovens que conheceram o caminho da fama, do sucesso, da popularidade, e que ao caírem no ostracismo, perderam completamente a noção do certo e do errado, se sujeitando a todo o tipo de trabalho, muitas vezes se entregando às drogas, e se envolvendo invariavelmente em polêmicas, apenas para se manterem em evidência.

Há de se tomar muito cuidado quanto a essa questão de querer ser artista e viver da arte, principalmente em um país como o nosso, onde a cultura é quase sempre relegada a um segundo plano e onde os artistas que fazem arte no submundo, longe das lentes da televisão, são quase sempre, desprestigiados.

Tudo bem, todo mundo tem direito a sonhar, mas há de se encontrar um equilíbrio entre o sonho e a realidade, pois são poucos os que conseguem construir uma carreira de sucesso e passam a ser respeitados como artistas de verdade, alcançando assim, um nível de estrelato. A menos que você, que sonhe indiscriminadamente em ser artista, se submeta a algo do tipo “Big Brother”, ou coisa do gênero, para se tornar artista a qualquer custo!

Querer ser artista, vai muito além do sonho, por isso, se você sonha em se tornar um artista, procure encarar essa profissão como a de um médico, de um advogado, de um contador, de um jornalista, há de se ter muita seriedade, disciplina, e acima de tudo, a consciência das dificuldades, pois o “ser artista”, não vai lhe garantir um emprego na televisão e nem vai te trazer um sucesso meteórico, a não ser em algumas exceções que só o acaso pode proporcionar.

O equilíbrio entre o sonho e a realidade está em ter a consciência da capacidade que se tem, do caminho que se vai percorrer e do objetivo que se quer conseguir. Ser artista apenas para poder aparecer na televisão, não é suficiente, e acabará lhe levando a uma vida de frustrações e infelicidades.

Então, dê asas aos seus sonhos, mas não perca de vista a realidade de um lugar seguro para pousar se alguma coisa não sair como foi sonhado.

Um comentário:

joshua disse...

Dear Friend Paulo

It's nice for me to have found this blogg of yours. I read and saw what I could, my time is short.
I sure hope and wish that you take courage enough to pay me a visit in my PALAVROSSAVRVS REX!, and plus get some surprise with my work there. My blogg is so cool! Don't think for a minute that my invitation is spam and I'm a spammer.
I often come across with so good but lonely bloggs in my friendly random search,
my search for a public that may like or love what I POETRY write and also CHRONICLE,
among other types of Artistic Texts: we all search HAPINESS and JOY, don't we?
Well I'm realy happy to have found YOU.

I've learned and seen a lot after much more than 10.000 bloggs I've visted in the late three months.
And I will, like Titanic's Kate, keep on and on and on and, like the song, feel that I 'Still haven't found what I'm looking for'.

When you come and visit me feel free to comment as you wish and, TOGETHER, let's make blogguing universal,
realy universal, as well all the essential causes that bring us all together by visiting, helping and loving one another this GENTLE way.

Let me tell you that some I visit feel invaded and ofended that I present myself this way in their blogs
and rudely insult me back or post a mockery post on me.
Some think I'm playing the smart guy who wants to profit in some way from (and with) others curiosity and benevolence.
Some simply ignore me.
Some aknowledge that It's most important we all take notion that there's milions of us bloguing arownd the world
and thus vital any kind of awareness of eachother such as I believe
this my self-introduction card and insert apeal brings in.

May you be one of those open and friendly spirits.

Don't feel obliged to come and visit me.
An invitation is not an intimation. Know that if you FOR A SECOND click on one of my ADS
I can earn a lot of money and so can you and there's no shame in it.
I would feel happy and rewarded if you did click it FOR A SECOND
because certainly I WOULD DO IT FOR YOU in case you had them and asked me.

I think that in the end it's to UNITE MANKIND that we became bloggers!
When in my blogg don't see language as an obstacle but as a challenge
(though you can use the translater BabelFish at the bottom of my page!)
and think for a minute if I and the rest of the world are not expecting something like a broad cumplicity that you're a part of.
Remenber that pictures talk also and I have de most delicious ones.

I Hope this message of mine had helped you in some way.

See you soon, MY FRIEND.
May the LORD bless our HEARTS and fill them with PEACE AND MOTIVATION
to endure our Lives the best way we can.

A FRIEND

joshua